Excursão Pé na Estrada 2016

Em 2016, o Grupo Cultural Forró do Rio voltou às excursões para um dos maiores festivais de forró pé de serra do Brasil, o Festival Nacional de Forró de Itaúnas (Fenfit), no Espírito Santo. Como sócia e responsável por toda a comunicação do grupo, acabei por desenvolver toda a campanha de divulgação, desde a marcas aos brindes, além de participar de todo o processo de organização da excursão, com contratos, seguros, recebimentos e pagamentos e, ainda, a organização de um almoço de confraternização durante os dias de evento. O Fenfit, como é conhecido, acontece no vilarejo de Itaúnas por oito dias intensos de muito forró. Além das noites de competição de trios e bandas, o dia é repleto de atividades, com possibilidade de continuar no forró ou passear pela região que tem diversas dunas e lindas praias.

A base para a criação partiu da ideia dos forrozeiros do Rio de Janeiro irem em grupo, de ônibus, por mais de oito horas de estrada rumo a uma semana de diversão, dias de se desligar do trabalho e do cotidiano da cidade para curtir música boa, sol, mar e dançar sem se preocupar com o dia seguinte. Assim, surgiu o “Forró do Rio Pé na Estrada”.

Primeiro passo foi a criação da marca, algo simples para reconhecimento do público-alvo e que fosse facilmente aplicada em diversos produtos: uma kombi em uma estrada com cactos (planta típica da caatinga, no Nordeste Brasileiro, região conhecida também pelo forró). Como imagens de apoio para toda a campanha, foram utilizadas fotos do local.

Peças produzidas: imagens para redes sociais e evento do Facebook; flyer impresso para distribuição e banner para divulgação dentro dos eventos de forró na cidade do Rio de Janeiro.

Banner do evento no Facebook

Card para Instagram

Flyer (frente)

Flyer (verso)

Além do evento criado no Facebook, também fizemos um site, para trazer mais credibilidade à excursão, tanto que acabou sendo a excursão oficial do evento saindo da cidade do Rio de Janeiro. O site foi montando com subdomínio utilizando o WordPress como plataforma.

Para a excursão em si, a marca foi aplicada em camisas, na frente; já no verso, vinha a letra da música de um dos trios concorrentes do Rio de Janeiro. Junto à camisa, os excursionistas também receberam um kit com uma caneca de alumínio do Forró do Rio e brindes em uma linda sacola de juta.

A campanha foi realizada por cerca de dois e meio antes da viagem, levando no ônibus 39 excursionistas e 3 organizadores. Em 2017, houve a segunda edição do Pé na Estrada.